Chorume é o líquido formado pelo processo de decomposição de resíduos orgânicos. É caracterizado por uma coloração escura, cheiro nauseante, além de poder contaminar o solo e lençóis freáticos. Os lixões são um dos maiores produtores do líquido e, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em cerca de 3 mil municípios brasileiros, os resíduos urbanos ainda são descartados incorretamente. Porém, para evitar prejuízos ao meio ambiente, a alternativa correta é o tratamento desse líquido tóxico, e é sobre isso que vamos falar neste post.
Quer saber como é feito o tratamento do chorume? Continue a leitura.
Confira também – Legislação ambiental: 3 principais aplicações para empresas
De onde vem o chorume?
O chorume pode ser proveniente de aterros sanitários, lixões ou composteiras.
Por que o chorume é perigoso?
O líquido possui substâncias tóxicas em sua composição, por isso, há grande possibilidade de contaminação de solo e água. As consequências disso podem ser extremamente sérias para o meio ambiente e para a saúde pública. A ação das chuvas também pode transportá-lo e, assim, aumentar as áreas atingidas. O chorume chega a ser mais tóxico do que o esgoto doméstico.
Como é feito o tratamento de chorume?
O processo de tratamento de chorume é feito em algumas etapas, a escolha da técnica de tratamento depende da composição e suas características. Confira:
1.Tratamento preliminar
Nesse processo, são removidas partículas e material sólido em suspensão.
2.Tratamento físico-químico
A etapa remove poluentes que não podem ser dispersados por processos biológicos. O processo é dividido em coagulação, floculação, decantação e, então, são separados entre lodo e efluentes.
3.Tratamento biológico
Na modalidade, a matéria orgânica contaminante passa por processo em que é digerida por microrganismos.
4.Desinfecção
Etapa onde os microrganismos patogênicos são eliminados.
Impactos positivos do tratamento de chorume
Haja vista as gravidades causadas pelo líquido na natureza, é de extrema importância uma destinação adequada, o que garante um tratamento ambientalmente seguro. Para isso, é recomendável a execução do serviço em empresas devidamente credenciadas e autorizadas para o feito.
Solução no tratamento de efluentes
Com unidades em Simões Filho (BA) e Paulista (PE), nós, da MR Soluções Ambientais, possuímos tecnologia de ponta para tratamento de resíduos sólidos e efluentes. Nossos centros oferecem soluções, baseadas em inovação, eficiência, qualidade e versatilidade, para os tratamentos das diversas tipologias de efluentes e blendagem de resíduos industriais para coprocessamento. Converse com um de nossos especialistas e saiba mais.
Confira conteúdos que podem ser de seu interesse
Quais são as consequências do desmatamento?
Como os efluentes da indústria de tintas são tratados?