Apesar de nosso planeta ser coberto por água em 70% de sua superfície, apenas 2,5% é doce – o restante corresponde a água salgada dos oceanos – e, dessa porcentagem, cerca de 1,8% está retida em forma de gelo nas regiões polares. Os 0,7% restantes são responsáveis por suprir as necessidades humanas e do restante do ecossistema. Tendo em vista a situação desse recurso finito, a adoção de águas de reúso por meio do tratamento de efluentes se mostra um importante aliado na busca por um ciclo sustentável.
Quer saber mais sobre as vantagens de se utilizar as águas de reúso? Continue a leitura.
Veja também – Tratamento de efluentes offsite: quais são as vantagens?
A importância das águas de reúso
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 70% de toda a água consumida em todo o planeta é usada na irrigação das lavouras, na pecuária e aquicultura. Outros 20% correspondem ao uso pelas indústrias e 12% é utilizado pelas residências. Em declaração, a Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que se a indústria reduzisse o consumo de água em 10%, seria possível abastecer o dobro da população mundial.
Haja vista que a água é um recurso finito e com a intenção de preservar o bem, a utilização de águas de reúso é uma alternativa muito bem vista. Advindas de residências, indústrias e agricultura, recebe tratamento específico e volta apta para os mais diversos usos.
Uma matéria publicada no site do Jornal da Globo revela que menos de 0,1% da água produzida aqui no Brasil é de reuso. Em compensação, locais como Cingapura já contam com 30% de água de reúso, o que beneficia a sociedade e o meio ambiente.
Um outro bom exemplo vem de uma fábrica de remédios localizada em Itapevi, estado de São Paulo, que produz cerca de 9 milhões de litros de água de reuso mensalmente. Parte da água não utilizada é doada para a prefeitura utilizar em limpeza de ruas e regagem de plantas.
Quais as utilidades da água de reúso?
As águas de reúso possuem diversas utilidades, entre elas estão:
- Indústria: em processos de fabricação pode ser útil em refrigeração de equipamentos, geração de energia, entre outros.
- Cidades: limpeza e manutenção de vias públicas, lavagem de veículos, sistemas de combate a incêndios, obras, construções etc.
- Campo: irrigação de lavouras.
Classificação das águas de reúso
De acordo com a acordo com a Organização Mundial da Saúde, as águas de reuso podem ser classificadas em:
Reúso direto: é o uso planejado de esgotos tratados para finalidades como irrigação, indústria, água potável etc.
Reúso indireto: ocorre quando a água já utilizada, em uso doméstico e industrial, é descarregada em águas superficiais ou subterrâneas e utilizada novamente, de forma diluída.
Reciclagem: quando a água é utilizada internamente nas instalações industriais, tendo como objetivo a economia do recurso e o controle de poluição.
Vantagens das águas de reúso
Além da preservação do meio ambiente ao diminuir a retirada da matéria-prima e evitar que a água poluída retorne a natureza, as águas de reúso podem ser responsáveis pela geração de empregos em seu processo produtivo, o que também é bom para a economia.
Há também a possibilidade de armazenamento para épocas de escassez, além de gerar redução de custos, haja vista que água potável tem valor mais elevado do que a de reuso. Outra grande vantagem é que, com um menor consumo de água pela indústria, é possível aumentar a disponibilidade para consumo humano.
Solução no tratamento de efluentes
Com unidades em Simões Filho (BA) e Paulista (PE), nós, da MR Soluções Ambientais, temos tecnologia de ponta para tratamento de resíduos sólidos e efluentes. Oferecemos soluções baseadas em inovação, eficiência, qualidade e versatilidade, para o tratamento das diversas tipologias de efluentes e blendagem de resíduos industriais para coprocessamento. Converse com um de nossos especialistas e saiba mais.
Confira conteúdos que podem ser de seu interesse
Tratamento de efluentes industriais: entenda a importância
Quais são os tipos de tratamento de efluentes?