A água é o bem mais importante no planeta, correspondendo a 70% de toda sua cobertura, e é essencial para a existência da vida humana, animal e natural. Apesar de sua grande importância, este é um bem que, se não for bem conservado, logo estará em falta. Pensando nisso, a Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1993, criou a campanha do Dia Mundial da Água com o objetivo de promover a conscientização sobre a água e o gerenciamento sustentável dos recursos hídricos. Neste ano, o foco da reflexão é explorar as águas subterrâneas, que são aproximadamente 100 vezes mais abundantes que as águas superficiais de rios e lagos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, e apoiam o abastecimento de água potável, saneamento das cidades, agricultura, indústrias, turismo e ecossistemas.
Quer saber mais sobre os benefícios de utilizar águas subterrâneas? Continue lendo!
Veja mais: Como o tratamento de efluentes beneficia o meio ambiente?
O que são as águas subterrâneas?
Como o nome já diz, as águas subterrâneas são aquelas localizadas abaixo da terra e que preenchem poros ou espaços vazios causados por fraturas ou falhas de rochas, além de serem importantes para a umidade do solo, fluxo dos rios, lagos e brejos. Segundo a UN Water, quase toda água doce líquida presente no planeta – cerca de 2,5% de toda sua composição – é subterrânea.
Responsáveis por 50% do abastecimento da população mundial, conforme dados apresentados no Congresso Mundial de Águas Subterrâneas em 2021, as águas subterrâneas sofrem com a sobre-exploração – que ocorre quando a extração e o uso dessas águas ultrapassam o volume de recursos hídricos subterrâneos renováveis – e com a poluição, como indica um artigo publicado pela Ambiente Magazine.
Vantagens do uso de águas invisíveis
Por serem subterrâneas, essas águas são abordadas na campanha do Dia Mundial da Água como invisíveis. Porém, mesmo não vistas, o uso delas no ciclo hidrológico é mais vantajoso que utilizar águas dos rios. Confira alguns benefícios:
- São filtradas e purificadas naturalmente por meio da percolação (processo de filtração);
- Sofrem menor influência sob as variações climáticas;
- Possuem maior quantidade de reservas – apenas no Brasil, as reservas de água subterrânea são estimadas em mais de 110.000 km³ (dados da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas);
- A temperatura da água é constante;
- Auxiliam na execução de projetos de abastecimento;
- Protegem contra agentes poluidores;
- Seu uso aumenta a reserva e melhora a qualidade da água;
- Podem ser utilizadas para uso humano, turismo, abastecimento público, produção de energia e irrigação.
Como preservar águas subterrâneas
As águas subterrâneas sofrem com algumas ações realizadas na superfície e que podem resultar na contaminação de lençóis freáticos. Parte desta contaminação vem da má operação de aterros e lixões, do uso incorreto de agrotóxicos e fertilizantes e do descarte inadequado de matérias-primas e efluentes.
Para preservar as águas invisíveis, a população pode adotar algumas práticas como o manuseio adequado de agrotóxicos e fertilizantes, o monitoramento correto de tanques de armazenamento de produtos químicos, o descarte correto de resíduos, a utilização de aterros devidamente legalizados, o tratamento de chorume desses locais e também o tratamento adequado de efluentes.
Solução no tratamento de efluentes
Com unidades em Simões Filho (BA) e Paulista (PE), nós, da MR Soluções Ambientais, temos tecnologia de ponta para o tratamento de efluentes. Oferecemos soluções baseadas em inovação, eficiência, qualidade e versatilidade para o tratamento das diversas tipologias de efluentes e blindagem de resíduos industriais para coprocessamento, com medida suficiente para atender a uma população de aproximadamente 60 mil habitantes. Converse com um de nossos especialistas e saiba mais.