A indústria da mineração é um dos grandes setores de contribuição para a atividade socioeconômica do país, com participação direta e indireta na manutenção do Produto Interno Bruto (PIB). Porém, apesar de ser um setor fundamental para a economia, é também um dos que mais impacta o meio ambiente. Segundo a Organização dos Estados Americanos, a mineração e as atividades metalúrgicas são as que mais trazem problemas à natureza, devido aos processos de beneficiamento, tratamento, manejo e a geração de resíduos e efluentes exercidos nesses setores. Esses resíduos, assim como os efluentes, se não valorizados corretamente, são prejudiciais para a vida animal, ambiental e humana.
Que tal conhecer como valorizar adequadamente os resíduos gerados pela mineração? Continue lendo nosso artigo!
Veja mais – Como o tratamento de efluentes beneficia o meio ambiente?
O que são efluentes da mineração?
Os efluentes são as águas ou gases originados pela atividade humana ou de determinado setor, como, neste caso, da mineração. Ao serem descartados diretamente no meio ambiente, dependendo do nível de contaminação presente, podem ocasionar alteração de qualidade no bem natural e, consequentemente, sua poluição, que pode afetar ainda a vida animal, ambiental e humana.
No caso da indústria da mineração, os efluentes podem ser tão variáveis quanto às atividades do setor. É comum encontrar contaminação nas águas geradas pelas demandas a partir do descarte incorreto de resíduos originados pelo minério ou dos processos químicos que o produzem.
Contaminantes dos efluentes
Os efluentes líquidos, geralmente, contêm sólidos e reagentes presentes na produção de minério e no processo metalúrgico. Na lista de principais poluentes dos efluentes oriundos da indústria da mineração, estão:
- Metais e não metais;
- Óxidos metálicos;
- Óleos e graxas;
- Sólidos inorgânicos;
- Compostos e solventes orgânicos;
- Ânions;
- Produtos químicos.
Impactos provocados pelo setor da mineração
Ao longo dos processos realizados pela indústria da mineração, é preciso analisar os impactos que podem ser provocados e como serão absorvidos pela comunidade no entorno, pelo meio ambiente e pela sociedade de modo geral. A degradação da paisagem, proliferação de material particulado, poluição visual e das águas são alguns dos exemplos de impactos causados por este setor para a comunidade geral.
Poluição dos efluentes
Devido à criação de lama e do descarte dos produtos químicos dissolvidos pelas atividades da indústria mineral, as águas são as principais contaminadas por este setor. Por este ser um bem natural essencial para a vida – humana, animal e ambiental –, empresas do setor da mineração devem analisar e executar maneiras mais sustentáveis de valorizar resíduos originados nestes processos. Assim, o benefício engloba todos: os colaboradores, a comunidade em volta e, principalmente, o meio ambiente.
Solução no tratamento de efluentes
Com o uso de tecnologias modernas e atualizadas, aqui, na MR Soluções Ambientais, os efluentes são geridos e tratados a partir do enquadramento ambiental dos órgãos municipais, estaduais e federais. Oferecemos soluções baseadas em inovação, eficiência, qualidade e versatilidade para o tratamento das diversas tipologias de efluentes e blendagem de resíduos para coprocessamento.
Além disso, contamos com um laboratório próprio, devidamente equipado para a realização de análise para traçar a melhor rota de tratabilidade para as diversas tipologias de efluentes, com monitoramento constante, maior confiabilidade e segurança ambiental. Converse com um de nossos especialistas e saiba mais.
Confira outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Benefícios do tratamento de efluentes da indústria alimentícia