A indústria petroquímica brasileira é uma das maiores consumidoras de água em seus processos produtivos. Segundo a Confederação Nacional de Indústrias (CNI), este setor consome 10% da água captada para utilização no país – uma porcentagem que parece pequena, mas que já foi maior. Além da quantidade do líquido consumido já ser 25% menor desde 2016 – ainda de acordo com a CNI –, o potencial de geração e poluição dos efluentes originados pela indústria petroquímica também tem sido reduzido com os anos, o que demonstra a forte adesão das empresas à causa de preservação do meio ambiente.
Conheça neste artigo elaborado por nós, do Blog MR Soluções Ambientais, quais são os efluentes gerados pela indústria petroquímica e como é possível gerenciá-los. Boa leitura!
Veja mais – Efluentes oleosos: entenda os impactos no meio ambiente
O que são efluentes da indústria petroquímica?
Efluentes petroquímicos são resíduos derivados da indústria petroquímica – ou seja, derivados do petróleo e produtos químicos que são usados no processamento ou beneficiamento de refino. Devido ao grande uso de água em seu processo de trabalho, a indústria petroquímica é responsável por originar uma gama de efluentes. O grau de toxicidade é muito alto, já que os componentes de produção desta indústria podem ser físicos, químicos ou biológicos. Os efluentes gerados pela área petroquímica podem ser:
- Emissões gasosas, que são originadas a partir das fugas de gases de bombas, válvulas, tanques de armazenamento, operações de carga e descarga.
- Emissões de etileno ou propileno, que podem gerar óxidos em níveis altamente tóxicos.
- Emissões de material particulado, como monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e de enxofre, que são gerados em equipamentos como caldeiras, queimadores, regeneradores catalíticos ou por processos de troca de calor.
- Resíduos sólidos e lodo, originados por plantas petroquímicas e produzidos por compostos orgânicos tóxicos e metais pesados.
- Rejeitos cáusticos e resíduos perigosos.
Impactos ambientais causados por efluentes da indústria petroquímica
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aponta que o setor petroquímico é o mais expressivo e dinâmico da indústria química brasileira. Por utilizar intensa e excessivamente como matéria-prima os recursos naturais, o volume de resíduos originados por esta indústria pode causar severos impactos ao meio ambiente caso não seja adequadamente tratado – e pode afetar a fauna, a flora, a água, os solos e todos os recursos naturais que servem como matéria-prima desta indústria.
Sendo uma atividade de alto potencial tóxico, a produção petroquímica – como aponta o estudo da UFRGS – possui elevado risco ambiental, que pode originar possíveis incêndios, explosões e vazamentos.
Legislações que controlam os efluentes petroquímicos e seu gerenciamento
Devido ao alto nível de toxicidade, os efluentes petroquímicos são considerados danosos ao meio ambiente. Para evitar que seu descarte seja realizado de forma incorreta, existem resoluções nacionais e estaduais que devem ser cumpridas. As principais são as Resoluções CONAMA, que abordam os padrões de emissões de ruídos, de qualidade do ar, os limites máximos que poluentes no ar podem ser emitidos, entre outros. Conheça as legislações mais recentes abaixo:
Como tratar os efluentes petroquímicos?
Por ter em sua composição elementos físicos, químicos e biológicos, o gerenciamento e tratamento de efluentes petroquímicos é um processo que requer o máximo de atenção e cuidado possível. Desde a sua coleta, até sua distribuição e tratamento, se faz necessário combinar procedimentos diversos com o objetivo de remover resíduos contaminantes – como o óleo – antes de descartá-lo no meio ambiente.
Para o tratamento de efluentes petroquímicos, podem ser utilizados equipamentos que separam o óleo da água – por exemplo –, para oxidar, reduzir, precipitar e filtrar metais pesados, para remover compostos orgânicos, para neutralizar, entre outros procedimentos.
Solução no tratamento de efluentes
Com unidades em Simões Filho (BA) e Paulista (PE), nós, da MR Soluções Ambientais, alinhamos tecnologia, inovação e modernidade no tratamento de efluentes petroquímicos. Nossas instalações possuem equipamentos de última geração e conta com uma equipe de colaboradores capacitados para gerenciar e valorizar tais resíduos com o cuidado e a atenção que merecem, em busca de evitar a contaminação do meio ambiente.
Oferecemos soluções baseadas ainda, em eficiência, qualidade e versatilidade para o gerenciamento das diversas tipologias de efluentes e blendagem de resíduos para o coprocessamento, que atendem aos enquadramentos ambientais propostos pelos órgãos municipais, estaduais e federais, e à necessidade das empresas.
Converse com um de nossos especialistas e saiba mais!