Sustentabilidade industrial diz respeito a um conjunto de práticas aplicáveis à indústria, que preza pelo uso de recursos naturais de forma renovável e consciente, a fim de promover o desenvolvimento social sem que o futuro das próximas gerações seja comprometido.
Nesse contexto, o termo sustentabilidade industrial se tornou um tema em evidência nos últimos anos, visto que há uma corrida emergente para que seja possível equilibrar as questões ambientais com a produção lucrativa. O Brasil, que participa regularmente de debates sobre atitudes mais sustentáveis, ainda ocupa a 7° posição na colocação na América Latina e no Caribe, quando se trata dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em 2022, de acordo com levantamento realizado pela Statista.
De fato, é fundamental encontrar estratégias globais e locais para diminuir os impactos ambientais nas cadeias produtivas. Pensando nisso, nós, do Blog MR Soluções Ambientais, elaboramos este artigo com o objetivo de mostrar as possibilidades de ter uma indústria sustentável. Boa leitura!
Veja mais – Consumo consciente: como beneficia o meio ambiente?
Qual o cenário da sustentabilidade nas indústrias?
Um dos grandes desafios das empresas nos últimos anos tem sido implementar a sustentabilidade em seus processos industriais, visto que ter responsabilidade ambiental se tornou uma postura fundamental por parte de organizações, governos e população, a fim de garantir a existência dos recursos naturais do nosso planeta nos próximos anos. O que alarma essa necessidade é a pesquisa realizada pelo Think Tank International Carbon Brief, que levou em consideração dados de emissões de queima de combustíveis fósseis, mudanças no uso do solo e desmatamento entre os anos 1850 e 2021 – que apresentou resultados de que o Brasil ocupa o 4° lugar no ranking mundial de maior emissor de gases poluentes.
O que é ser uma indústria sustentável?
Para ser uma empresa que pratica a sustentabilidade industrial, as organizações devem ir além e fazer mais do que plantar árvores e economizar água. Assim, devido à crescente degradação do planeta, os aspectos envolvidos no desenvolvimento sustentável foram aprimorados e abrangem 3 pilares: o econômico, o ambiental e o social. Conheça mais sobre os objetivos de cada um:
- Econômico: está relacionado à distribuição das riquezas geradas e, também, à capacidade produtivas das indústrias;
- Ambiental: relaciona-se com a conservação do meio ambiente e da natureza como um todo – fauna e flora. Traz princípios de que uma indústria sustentável trabalha em harmonia com os recursos naturais e os preserva para as futuras gerações;
- Social: critério ligado ao desenvolvimento da sociedade e ao bem-estar da população. Nesse sentido, a indústria sustentável também se envolve em agendas sociais que beneficiam a comunidade que está inserida ao redor da empresa.
Nesse contexto, a empresa deve sempre se basear no tripé da sustentabilidade industrial: natureza, financeiro e sociedade. Para efetivar essa prática, é fundamental que as instituições se preocupem com o seu processo de desenvolvimento e considerem o gerenciamento de recursos, além de pensar no contexto ambiental e social, de modo que consigam integrar os 3 pilares do ecossistema sustentável.
Quais práticas sustentáveis podem ser aplicadas na indústria?
A implementação da sustentabilidade industrial, por parte das empresas, pode começar com hábitos simples aplicados no dia a dia, de modo coletivo ou individual, como:
- Utilizar materiais reciclados no escritório;
- Promover o uso de embalagens duráveis (garrafa de vidro ou cerâmica individual para consumo de água);
- Implementar a reutilização da água de chuva para atividades de limpeza do local;
- Oportunizar a economia de energia;
- Reduzir o número de impressão e uso de papéis;
- Adotar a reciclagem de elementos biodegradáveis, incluindo os efluentes e resíduos sólidos.
Esse comportamento já tem vindo à tona entre os diretores de indústrias. O que mostra isso é pesquisa realizada pela Opinion Box – que aponta que cerca de 33% dos entrevistados afirmaram que a sustentabilidade implantada por uma organização é relevante para o fator de compra, contra apenas 9% que disseram não se preocupar com isso. Isso se reflete, ainda, na forma como o consumidor enxerga a empresa, visto que 55% dos respondentes dão preferência por empresas conhecidas por cuidar do meio ambiente e adotar práticas sustentáveis em seus processos.
Vantagens de aplicar sustentabilidade industrial
Desde a retribuição ambiental até o retorno financeiro, a implementação da sustentabilidade industrial nos processos proporciona diversas vantagens para a empresa e, claro, para a sociedade e o meio ambiente. Confira os principais benefícios:
- Atração de novos clientes: por meio da promoção dos métodos ambientalmente amigáveis, uma empresa é colocada à frente da concorrência e, consequentemente, atrai novos clientes que optam por consumir produtos mais sustentáveis;
- Ampliação da sustentabilidade econômica: ao reduzir os impactos ambientais e fazer uma utilização consciente dos recursos naturais em relação aos concorrentes, as empresas sustentáveis terão maneiras de lidar com os custos crescentes devido às mudanças climáticas, além de aumentar as chances de sucesso a longo prazo.
Além de:
- Gerar valor para os produtos;
- Nutrir maior competitividade no mercado;
- Inovar nos processos gerenciais;
- Reduzir desperdícios;
- Controlar os riscos sociais e ambientais;
- Otimizar o esforço produtivo;
- Melhorar o aproveitamento dos insumos de produção.
Solução na implantação da sustentabilidade industrial
Com unidades em Simões Filho (BA) e Paulista (PE), nós, da MR Soluções Ambientais, alinhamos tecnologia, inovação e modernidade no tratamento de efluentes petroquímicos. Nossas instalações possuem equipamentos de última geração e contam com uma equipe de colaboradores capacitados para gerenciar e valorizar tais resíduos com o cuidado e a atenção que merecem, em busca de evitar a contaminação do meio ambiente.
Oferecemos soluções baseadas, ainda, em eficiência, qualidade e versatilidade para o gerenciamento das diversas tipologias de efluentes e blendagem de resíduos para o coprocessamento, que atendem aos enquadramentos ambientais propostos pelos órgãos municipais, estaduais e federais, e à necessidade das empresas. E, assim, oportunizamos a facilidade de praticar a sustentabilidade no meio industrial.
Converse com um de nossos especialistas e saiba mais!
Confira outros conteúdos que podem ser de seu interesse
Como tratar efluentes cosméticos e diminuir o impacto na natureza?
Dia Internacional da Biodiversidade: restaurar para preservar