As mudanças climáticas têm afetado a vida de todo o planeta não apenas em relação à temperatura média global, como também à oferta e distribuição de água disponível para a população. Cerca de 25% de todos os habitantes do planeta ainda não possuem acesso à água potável, de acordo com o relatório realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Banco Mundial.
Mesmo que o relatório tenha indicado o progresso de políticas públicas que levam água para as pessoas – mais de dois bilhões de indivíduos passaram a ter acesso ao líquido próprio para consumo humano nas últimas duas décadas, segundo o relatório -, o número é alarmante, pois reflete diretamente na saúde das pessoas.
Diante deste desafio, cabe à sociedade a responsabilidade de contribuir para cuidar e preservar este bem tão necessário para a vida de todo o planeta. Por isso, neste ano, o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, propõe a reflexão acerca dos desafios a serem combatidos para preservar a água e, assim, promover o acesso de todos a ela.
Continue a leitura deste artigo, elaborado por nós, do Blog da MR Soluções Ambientais, para descobrir como o tratamento de efluentes pode ser um grande aliado nesta missão. Boa leitura!
Veja mais – Crise hídrica no Brasil: entenda os principais impactos
O Dia Mundial da Água
Para que desafios sejam enfrentados, muitas vezes, é necessário mudar algumas atitudes individuais para, assim, abranger e beneficiar o coletivo. É nessa pegada que a campanha do Dia Mundial da Água deste ano pretende refletir sobre as possíveis soluções para a crise hídrica existente em todo o planeta.
Com o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”, a ONU, que criou a data comemorativa, convida a população mundial para repensar a utilização e o consumo de água em suas residências, além de reforçar a importância do consumo consciente deste líquido para o bem de todos.
Afinal, toda boa ação criada e repetida na casa de cada um pode ser espelhada e realizada em seus locais de trabalho, escolas, comunidades e todos os locais, desde que promovam benefícios para todos.
Qual o principal desafio a ser combatido neste ano?
A realidade é que o mundo vivencia uma crise de água e saneamento. O Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, produzido pelas Agências da ONU, afirma que muitas regiões vivenciam a escassez econômica de água, o que significa que, apesar de estar disponível para as pessoas, não há como acessá-la. E, mesmo sem conseguir alcançá-la ou recebê-la em suas casas, o consumo de água tem previsão de aumentar em cerca de 25% até 2030.
Logo, um dos desafios apresentados neste cenário de crise é como evitar o desperdício de água, já que muitas pessoas ainda não têm acesso a ela. Você sabia que o tratamento de efluentes é uma solução viável para esta provocação?
Vantagens do tratamento de efluentes para a preservação da água
Além de atuar em benefício da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – instituída em 2010 com o objetivo de determinar que setores público e privado gerenciem seus resíduos para evitar o destino inadequado deles -, o tratamento de efluentes é primordial para combater a escassez de água e contribuir, claro, com a preservação de recursos naturais, como as nascentes.
Com o tratamento de efluentes, a água pode ser reutilizada a partir da valorização de diversos contaminantes da forma mais adequada, o que evita o despejo dos itens em rios, córregos e outras fontes de água. E, devido à reutilização do líquido, há a redução de captação da água diretamente de nascentes.
Conheça outras vantagens do tratamento de efluentes para a preservação da água:
- Economia de recursos naturais e financeiros a partir do reaproveitamento da água;
- Redução na quantidade de situações relacionadas à saúde da população;
- Incentivo empresarial para o consumo consciente;
- Atendimento à legislação vigente em cada município e estado.
Tratamento de efluentes pela MR Soluções Ambientais
Aqui, na MR Soluções Ambientais, o gerenciamento de efluentes busca atender aos enquadramentos ambientais propostos pelos órgãos municipais, estaduais e federais, e à necessidade das empresas. Com unidades em Simões Filho (BA) e Paulista (PE), alinhamos tecnologia, inovação e modernidade no tratamento de efluentes para oferecer soluções baseadas, ainda, em eficiência qualidade e versatilidade para valorizar as mais diversas tipologias de efluentes e blendagem de resíduos para o coprocessamento.
Converse com um de nossos especialistas e saiba mais!