O Combustível Derivado de Resíduos Industriais (CDRI) é uma fonte de energia derivada de materiais que são removidos dos fluxos de resíduos, que não podem ser valorizados em outras etapas, comumente utilizados para alimentar fornos industriais. De acordo com informações divulgadas em 2021 pela Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren), o Brasil substitui apenas 3% do combustível fóssil por CDRI, Para comparar, a Alemanha chega a substituir 62%, Bélgica 58%, França 35%, Itália 36% e Portugal 19%.
Quer saber mais sobre o Combustível Derivado de Resíduos Industriais? Continue a leitura.
Leia também: Como o tratamento de efluentes beneficia o meio ambiente?
Transformação de resíduos em CDRI
Para se transformar em Combustível Derivado de Resíduos Industriais, os materiais impossibilitados de serem valorizados passam por um processo de triagem e são separados. O processo seleciona resíduos com alto teor calorífico que podem ser reaproveitados como combustíveis, como os resíduos Classe I. Geralmente, esses resíduos são constituídos por embalagens, plástico, papel, madeira, minerais e têxteis. A prática estimula a redução do uso de combustíveis fósseis, o que consequentemente reduz a emissão de CO² na atmosfera. Confira as etapas:
- Etapa 1: recepção dos resíduos com uma pré-triagem manual para retirada de metais e outros resíduos que não podem entrar no triturador.
- Etapa 2: nessa etapa, os resíduos são totalmente descaracterizados por meio do processo de trituração.
- Etapa 3: ocorre a mistura junto aos outros resíduos líquidos ou semissólidos de forma a produzir um mix com alto poder calorífero – blend.
- Etapa 4: são realizadas análises em laboratório para identificar os padrões químicos de controle como pH, porcentagem de cloro, porcentagem de H20 e poder calorífico.
- Etapa 5: os CDRIs produzidos são encaminhados para queima junto às cimenteiras, devidamente licenciadas para tal atividade.
Importância do Combustível Derivado de Resíduos Industriais
Devido às suas características, o Combustível Derivado de Resíduos Industriais (CDRI) pode contribuir por ser uma forma de reutilização de um material. Uma das vantagens do uso do CDRI é a possibilidade de reutilização de materiais que não poderiam ser reciclados, além de ajudar na adequação da empresa à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Devido ao alto poder calorífico, os materiais se destroem completamente, o que não gera passivos ambientais.
Combustível Derivado de Resíduos Industriais (CDRI) em Simões Filho – BA
Nós, da MR Soluções Ambientais, possuímos tecnologia de ponta para tratamento de resíduos sólidos e efluentes. Nossos centros oferecem soluções, baseadas em inovação, eficiência, qualidade e versatilidade, para os tratamentos das diversas tipologias de efluentes e blendagem de resíduos industriais para coprocessamento. Converse com um de nossos especialistas e saiba mais.