Consumo consciente é pensar além do benefício que traz a si próprio. Também conhecido como consumo sustentável, este tipo de consumo é aquele realizado com o pensamento em si, na sua situação financeira, na sociedade e especialmente no meio ambiente. Essa nova tendência consumidora surgiu recentemente e foi ainda mais evidenciada devido à pandemia da Covid-19.
Um estudo realizado anualmente nos Estados Unidos pela Good Must Grow – uma consultoria de marketing socialmente responsável – aponta que, em 2020, primeiro ano de pandemia, os consumidores se mostraram mais dispostos a praticar hábitos que incentivam o consumo consciente – como consumir menos e dar preferência a mercadorias produzidas por empresas mais socialmente responsáveis. Somente naquele ano, o índice no comportamento do consumo consciente entre os estadunidenses aumentou de 15% a 46%, a pontuação mais alta do estudo desde 2017.
Apesar do consumo consciente ser algo positivo para a sociedade e para o meio ambiente, ainda assim existe o descarte de efluentes dos mais diversos setores – o que pode ocasionar em problemas à saúde humana, animal e vegetal. Confira neste artigo, elaborado por nós, do Blog MR Soluções Ambientais, como o consumo consciente está interligado ao tratamento de efluentes. Boa leitura!
Veja mais – Como o tratamento de efluentes beneficia o meio ambiente?
Como surgiu o consumo consciente?
A busca por um planeta mais sustentável originou tendências comportamentais em todo o mundo por parte das corporações e, também, da própria população. Seja por meio de ações ou por produtos mais sustentáveis, os brasileiros têm optado pelo consumo de mercadorias que valorizam o meio ambiente e estão atentos às escolhas e posicionamentos das empresas do país. Uma pesquisa realizada pelo Capterra com 703 brasileiros aponta que 7 em cada 10 deles acreditam que as ações sustentáveis de uma corporativa influenciam a escolha pessoal em relação a produtos ou fornecedores.
Mas, afinal, o que é consumo consciente?
O consumo consciente é olhar além do preço de um determinado produto. Quando se decide adquirir uma mercadoria, é preciso pensar, também, no impacto social e ambiental que essa aquisição pode trazer. Este conceito preza mais a sustentabilidade e as maneiras como os itens impactam o meio ambiente do que o custo de cada item. Essa mudança no comportamento mundial provocou uma transformação na maneira como os produtos são feitos, pois a busca por mercadorias mais sustentáveis gerou a produção de itens mais sustentáveis. A transformação no modo de consumo vai ainda mais além, pois produzir um item mais sustentável requer um processo de produção também sustentável.
Benefícios do consumo consciente
Adquirir um produto mais sustentável pode ter um custo mais alto, mas esse detalhe não é empecilho para os brasileiros. Ainda de acordo com a pesquisa do Capterra, cerca de 47% dos entrevistados concordam com o preço de cada produto sustentável – além disso, 10% deles estão dispostos a pagar mais caso aquela mercadoria apresente como beneficia o meio ambiente.
Confira alguns benefícios do consumo consciente – para quem adquire e para o meio ambiente:
- A credibilidade das marcas e a valorização dos produtos aumenta com a adoção de soluções mais sustentáveis na produção de mercadorias;
- Boas ações ambientais e sociais corporativas são estimuladas a partir da aquisição de itens de empresas que firmam compromisso com a sustentabilidade;
- A aquisição de produtos mais sustentáveis auxilia a evitar o acúmulo de produtos dentro de casa.
Como praticar o consumo consciente?
Transformar hábitos para favorecer o consumo consciente é a primeira prática a ser adotada. Planejar uma lista de compras para evitar distrações nos mercados é, também, uma maneira de consumir cada vez menos – e de forma mais consciente, pois, com uma lista em mãos, é possível comprar apenas o necessário. Conheça outras maneiras de praticar o consumo consciente:
- Saiba diferenciar o desejo da real necessidade de adquirir um produto;
- Busque reutilizar embalagens sempre que possível;
- Analise seus hábitos rotineiros para identificar aqueles que são nocivos ao meio ambiente, como tomar banhos demorados, e evite-os;
- Esteja comprometido com seus valores, pois eles refletem em suas escolhas, como apoiar empresas mais sustentáveis, que se preocupam com as vendas, seus colaboradores e o meio ambiente.
Consumo consciente e efluentes: qual a relação?
Como visto ao longo deste artigo, sustentabilidade é a palavra desta década. Consumir produtos, por menor que seja o consumo, ainda impacta o meio ambiente, especialmente devido ao seu processo de produção, que afeta não apenas os solos e os rios, como também o ar. Um levantamento da WGSN aponta que 90% dos entrevistados em todo o planeta afirmam se sentirem inseguros com o futuro climático e as consequências que podem afetar o planeta. Diante deste cenário, a expectativa dos entrevistados é que as empresas engajem nesta causa sustentável, principalmente a de combate ao aquecimento global.
Entre as maneiras de auxiliar na preservação do ambiente está o tratamento de efluentes que são descartados no processo de produção de mercadorias – das mais diversas.
Solução no tratamento de efluentes
Com unidades em Simões Filho (BA) e Paulista (PE), nós, da MR Soluções Ambientais, alinhamos tecnologia, inovação e modernidade no tratamento de efluentes oleosos. Oferecemos soluções baseadas ainda, em eficiência, qualidade e versatilidade para o gerenciamento das diversas tipologias de efluentes e blendagem de resíduos para o coprocessamento, que atendem aos enquadramentos ambientais propostos pelos órgãos municipais, estaduais e federais, e à necessidade das empresas. Converse com um de nossos especialistas e saiba mais!