Fonte de sustentação, protege as águas subterrâneas, conserva reservas minerais e é fundamental para a execução de atividades socioeconômicas. Essas são algumas das funções do solo, essencial para a vida humana, animal e ambiental. Quando utilizada de forma adequada, essa terra permanece fértil, o que favorece a produção de alimentos e o desenvolvimento de demais atividades que dependem do solo. Para ter durabilidade e ser utilizada de forma apropriada, é necessário ter atenção ao descarte de resíduos e às ações humanas realizadas sobre este bem natural.
Quer saber como ajudar nesta causa? Continue lendo o artigo!
Veja mais: Quais são as consequências do desmatamento?
Importância do solo
O solo é fundamental para segmentos como a agricultura, bens de consumo, saneamento básico, óleo, gás e outros. Ao ser impactado negativamente por meio da poluição ou pelo processo de desertificação, o solo se torna infértil, o que prejudica o desenvolvimento de atividades como o agronegócio, responsável por ocupar cerca de 71 milhões de hectares com o cultivo, como aponta o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021.
Quando impactado, o resíduo contagioso pode afetar também a água subterrânea daquela área contaminada. Como a natureza é um ciclo, consequentemente a degradação do solo pode causar riscos à saúde pública, ao equilíbrio natural do meio ambiente e à manutenção da vida animal.
O que contamina os solos?
Os solos contaminados, além de serem inférteis, liberam gases poluentes que colaboram para o aquecimento global e o desequilíbrio do clima, como aponta o Sistema de Estimativas de Emissão de Gases de Efeito Estufa Brasil (SEEG). Apenas em 2019 e 2020, os dados mostram que mais de 1 trilhão de gases foram liberados em atividades de uso das terras. Entre os principais itens que podem infectar os solos, estão:
- Resíduos industriais;
- Metais pesados;
- Uso inadequado de fertilizantes e solventes;
- Componentes químicos;
- Óleos.
A desertificação é uma das consequências do uso inadequado de itens nas atividades do solo. Esse processo resulta na perda de qualidade dos solos e, quando iniciado, contribui para a evaporação mais rápida da água da região atingida. Tal ação causa mudanças climáticas, problemas hídricos e de temperatura, que atingem toda a população humana e animal.
Como preservar os solos?
Para ser um adepto à conservação dos solos, é preciso adotar novos costumes e estar alinhado às tendências que as atividades que utilizam os solos se atualizam. O tratamento de efluentes é uma das maneiras de ajudar a prevenir a degradação dos solos, além de ser capaz de auxiliar no controle dos efeitos das mudanças climáticas e na diminuição de substâncias e pesticidas que impactam negativamente a natureza.
Tratamento de efluentes em Paulista – PE
Alinhado à modernidade e tecnologia, o tratamento de efluentes realizado pela MR Soluções Ambientais busca atender aos enquadramentos ambientais propostos pelos órgãos municipais, estaduais e federais, e à necessidade das empresas por meio de um processo em 7 etapas:
- Recebimento de efluentes;
- Tratamento preliminar;
- Equalização dos efluentes;
- Tratamento físico-químico;
- Tratamento biológico;
- Decantação;
- Desinfecção;
- Gerenciamento e desidratação do lodo.
O procedimento tem capacidade de tratar efluentes na ordem de 400 m³/hora, que atende a uma população de aproximadamente 60 mil habitantes. O tratamento de efluentes é uma alternativa viável e já existente para auxiliar o combate à degradação dos solos.