O conceito da sustentabilidade empresarial deixou de ser uma opção para tornar-se uma cultura organizacional. Muito mais do que cuidar e preservar o meio ambiente, os compromissos assumidos com a ética e a justiça social também contribuem para o desenvolvimento social.
Uma empresa que se preocupa com essas questões não somente melhora seus processos internos, como melhora sua imagem no mercado, uma vez que o chamado “green marketing” está cada vez mais em alta e necessário.
O que é a sustentabilidade empresarial?
A sustentabilidade empresarial consiste em ações e medidas tomadas dentro de empresas e organizações com o intuito de promover a conscientização ambiental. A partir disso, toda a comunidade passa a se desenvolver melhor.
As práticas de sustentabilidade empresarial são essenciais, principalmente, para empresas que têm como foco a produção de produtos. Por necessitarem de recursos e matéria prima em todo o processo produtivo, uma prática sustentável (como reciclagem) pode auxiliar, e muito, na cultura da empresa. Além disso, custos também podem ser reduzidos por meio de ações ambientais.
A MR Soluções Ambientais preparou 5 ideias para você aplicar no seu negócio. Confira!
1. Captação da água da chuva para limpeza e jardinagem
Existem diversos tipos de reuso e reaproveitamento de água que podem ser aplicados em uma empresa. O mais popular é a captação de água da chuva, que pode ser utilizada em atividades como a lavagem de pátios, maquinários, irrigação de hortas ou jardins, e até mesmo para a descarga de vasos sanitários (que gastam centenas de litros de água por dia).
Funciona da seguinte forma: a água é captada por calhas e são enviadas por condutores para um pré-filtro (que podem ser grades ou telas), que remove folhas e galhos, entre outras sujeiras maiores. Em seguida, a água passa por um filtro que faz a cloração. Sendo assim, da mesma forma que a água “comum” é tratada, a água da chuva também deve ser. Todo esse processo deve seguir as normas técnicas da ABNT. O resultado é um gasto a menos com a conta de água da empresa, já que a maior parte de seu uso será por reaproveitamento.
2. Compensação ambiental
A compensação ambiental consiste em um projeto que tem como finalidade apresentar medidas compensatórias em casos de impacto ambiental causados por uma empresa durante sua implantação ou execução de suas atividades. A compensação segue o princípio Poluidor-Pagador, como uma indenização à natureza.
Ela pode ser efetuada de diferentes formas. Alguns exemplos mais conhecidos são o plantio de árvores em regiões devastadas pelo desmatamento ilegal, a doação de recursos para organizações que lutam pela limpeza dos oceanos, e até mesmo assinar documentos que firmam compromisso na redução da emissão de carbono e do aquecimento global.
3. Eliminar descartáveis e papéis
Talvez o método mais comum e utilizado por todas as empresas, grandes ou pequenas, a eliminação de descartáveis e papéis virou uma pauta para todo mundo. A partir da proibição de canudos plásticos em determinadas regiões do país e do mundo, algumas empresas aboliram completamente o uso até mesmo de copos descartáveis, reduzindo expressivamente a quantidade de lixo gerada.
Além disso, com avanços da tecnologia (com compartilhamento em nuvens, por exemplo), documentos em papel foram facilmente substituídos. Essa é mais uma maneira de criar conscientização dentre os colaboradores da empresa, além de diminuir consideravelmente os gastos.
4. Coleta seletiva e reciclagem
Seguindo a mesma linha de raciocínio da ideia anterior, a coleta seletiva e a reciclagem já é uma realidade para muitos negócios. A separação do lixo (em orgânico, papel, plástico, alumínio/metais e afins) é crucial para os coletores, que podem destinar esses materiais para o reaproveitamento desses materiais. Evita-se, assim, o acúmulo em aterros sanitários, além do descarte indevido na natureza.
5. Gerenciamento de resíduos
O gerenciamento de resíduos tornou-se uma obrigatoriedade nos últimos dez anos, a partir da criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), destacando a importância compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e a logística reversa.
Nós já explicamos aqui sobre o motivo desse modelo ser tão importante para o seu negócio. No entanto, o gerenciamento de resíduos é necessário para identificar a tipologia e quantidade de geração de cada tipo de resíduo, indicando as formas ambientalmente corretas para o manejo, geração, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final.
A MR Soluções Ambientais é especialista em gerenciamento de resíduos, além do tratamento de efluentes. A partir de um laboratório próprio, realizamos a análise da melhor rota de tratabilidade para as diversas tipologias, garantindo maior confiabilidade e o monitoramento constante, desde a entrada até a saída.