Tratamento de efluentes industriais tem se tornado uma busca constante das indústrias em função da preocupação com a conservação do meio ambiente. Esse processo permite, por exemplo, em alguns casos, a reutilização em outras atividades produtivas, irrigação de jardins e lavagem de pátios – recurso que torna-se uma fonte alternativa que beneficia a natureza e gera redução de custos para a empresa. No Brasil, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), é o órgão responsável por regularizar os processos realizados pelas empresas que possam causar danos ao meio ambiente, sendo que o despejo de efluentes deve estar de acordo com a resolução nº 430/2011.
Para te ajudar a entender melhor a importância do tratamento de efluentes industriais, nós, do Blog MR Soluções Ambientais, preparamos este conteúdo completo. Continue a leitura para conferir!
Veja também – Efluentes Classe I: entenda quais são e como são tratados
Efluentes industriais: o que são?
Efluentes industriais são resíduos em estado líquido ou gasoso gerados durante os processos industriais, que carregam elementos químicos e substâncias tóxicas que, se descartados inadequadamente, provocam uma série de prejuízos para o ecossistema. São classificados desta forma a partir da análise dos seguintes aspectos: quantidade de resíduo sólido presente, cor e turbidez, temperatura, nível de pH, DBO (demanda bioquímica de oxigênio) e DQO (demanda química de oxigênio).
De acordo com a ABNT NBR nº 9800/1987, efluentes industriais são “despejos líquidos provenientes das áreas de processamento industrial, incluindo os originados nos processos de produção, as águas de lavagem de operação de limpeza e outras fontes, que comprovadamente apresentem poluição por produtos usados ou produzidos no estabelecimento industrial”.
Quais são os tipos de efluentes industriais?
O efluente industrial pode ser classificado conforme sua própria natureza. São diversos os tipos. A seguir, listamos alguns exemplos.
-
Efluente com carga orgânica
É um tipo de efluente encontrado em diversos setores industriais, que, se não receber o tratamento adequado, devido a sua carga orgânica, além de provocar danos ao meio ambiente, pode causar doenças na população.
-
Efluente oleoso
Os efluentes oleosos geralmente são resultados das atividades realizadas nas indústrias automobilísticas e alimentícias (nos locais em que os pescados são armazenados). Na maior parte das vezes, são encontrados sob duas formas:
- Livre: não se mistura à água por causa da diferença de densidade (permanece sobre a água);
- Emulsionado: o óleo está misturado à água e, consequentemente, não é possível identificá-lo a olho nu.
-
Efluente com metais pesados
Esse tipo de efluente, encontrado em estado líquido ou gasoso, pode causar danos irreversíveis no meio ambiente e nas pessoas que tiverem contato com ele. É originado em indústrias metalúrgicas, indústrias de plástico, cloro e tinta. Entre os metais pesados que podem compor esse tipo de resíduo estão: chumbo, mercúrio, manganês, níquel e cobalto.
Qual a importância do tratamento de efluentes industriais
Quando os diferentes tipos de efluentes industriais são lançados de forma inadequada, podem causar uma série de danos ao ecossistema, como transformações nos aspectos estéticos, na forma ou composição do espaço físico; contaminação de plantas, animais e seres humanos; agravamento da poluição atmosférica por meio de gases tóxicos; danos graves em mananciais, entre outros prejuízos.
Diante desse cenário, as empresas de tratamento de efluentes industriais são a escolha ideal para que esses impactos negativos não sejam gerados. Com o tratamento adequado, esses resíduos, em alguns casos, podem ser reaproveitados, deixam de gerar custos às empresas e, principalmente, ao meio ambiente.
Solução no tratamento de efluentes industriais
Com unidades em Simões Filho (BA) e Paulista (PE), nós, da MR Soluções Ambientais, temos tecnologia de ponta para tratamento de efluentes industriais. Oferecemos soluções baseadas em inovação, eficiência, qualidade e versatilidade, para o tratamento das diversas tipologias de efluentes e blendagem de resíduos industriais para coprocessamento. Converse com um de nossos especialistas e saiba mais.